sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Ser demitido fez muito bem para Maquiavel


Podemos ler a história de Nicolau Maquiavel como uma maneira sábia de converter os pequenos contratempos da vida em lições sobre a natureza humana. Mas há na história da humanidade aqueles homens que souberam converte-los em algo mais e acabaram impactando toda a civilização ocidental ao longo do processo. Um desses homens foi Nicolau Maquiavel, um político italiano que á 12 de novembro de 1512 teve um péssimo dia ao inteirar-se de que o estado florentino, ao qual serviu dignamente durante 14 anos, havia caído diante de um golpe de Estado para reinstaurar a família Médici no poder.
Maquiavel foi encarcerado e torturado como parte do processo quase burocrático de transição governamental. Não era nada pessoal: era um processo para enviar uma mensagem: um novo senhor havia chegado.
Maltratado e ferido em seu orgulho pessoal, Maquiavel regressou ao seio de sua família na Toscana onde passava as manhãs lendo, as tardes na taberna local jogando jogos de mesa e as noites entregue á uma tarefa pela qual seu nome se tornou sinônimo de pragmatismo para os estudiosos da filosofia política e para os políticos com necessidade de conselhos: escrever IL PRINCIPE - O PRÍNCEPE- o best seller político por excelência.
Mas Maquiavel não podia ver o futuro, assim que não se imaginava o impacto que suas observações sobre a vida dos poderosos teria em toda a cultura ocidental desde sua publicação, há mais de quatro séculos. Em uma estação como esta deste ano de 2013, mas já há meio milênio, Nicolau Maquiavel simplesmente escrevia. Em uma de suas cartas mais famosas, ele relata assim asensação de entregar-se por inteiro á tarefa que seu próprio destino exigia dele:
''No umbral de meu estudo tiro as roupas do dia, cobertas de barro e pó, organizo os instrumentos apropriada e gentilmente e, agora em trajes apropriados, entro na venerável corte dos homens sábios e antigos, onde sou recebido sempre com afeto e admiração, nutro minha alma nesse alimento exclusivíssimo, meu somente e para o qual eu nasci, onde não me supreende conversar com eles e perguntar-lhes a razão de suas ações e eles com total presteza me respondem, e durante quatro horas de tempo o aborrecimento do mundo e das pessoas deixa de existir: inteiramente me entrego á sabedoria... e porque Dante disse que o conhecimento não se produz quando escutamos sem recordar, acabei compondo um pequeno trabalho sobre os principados...''

 

Ser despedido no final das contas fez toda a diferença para esse gênio, ao menos no que se refere á história da literatura e da política. Como Maquiavel, você também poderia aproveitar o momentum de ser removido do seu cargo para entrar em um estado de consciência mais profundo e enriquecedor e dedicar-se aum seu talento subjacente, e ainda que não seja lembrado pela história universal, é bem possível que sua história pessoal te agradeça.

Um comentário: