terça-feira, 13 de agosto de 2013

O DIÁLOGO É O LOGOS QUE SE FAZ DOIS

 
 
Amplio: o diálogo compraz á PLATÃO, CRISTO, SAN JUAN, AGOSTINHO, etc. O LOGOS é CRISTO, no diálogo o Logos se faz dois (dia- logos) comodisse PLATÃO ou nosatravessa como disse a ''ciência''. Segundo SANTO AGOSTINHO.: ''O CRISTIANISMO É ANTERIOR AO CRISTIANISMO'' e quando JESUS disse: Onde dois ou mais se reunirem em meu nome ali EU estarei, conta com o apoio providencial e o prestígio histórico de PLATÃO que por ser uma encarnação do Espírito Santo nos adiantou a frase com O DIÁLOGO É O LOGOS QUE SE FAZ DOIS e o divinizou alíngua grega e por isso optaram por ela para encriptar todo o cristianismo... e por ese del Espírito Santo agradecemos antecipadamente também á SAMUEL TAYLOR COLERIDGE, outro de seus apóstolos popularizado por Borges e, sobretudo, por uma teoria e método que este ressuscitou e seus ‘’filhos’’ aproveitaram... desde JOYCE, KAFKA, PROUST, ARTAUD, IONESCO, BORGES, CORTÁZAR, etc. el cofundador de la GOLDEN ...WILLIAM BUTTLER YEATS... chamados por eles de ‘’minuto liberado del tiempo, punto de velamen, hendidura, etc... sempre envolvendo a idéia da abertura de poros, por assim dizer, órficos de apreciação da realidade.

Também devemos recorrer para nosso propósito, tal como parece ser necessa´rio, ao que Keats chamava de ‘CAPACIDADE NEGATIVA’’, e que tão bem descreve Wladimir Weidlé:

A CAPACIDADE NEGATIVA é o dom de permanecer fiel a uma certeza intuitiva que a razão despreza e que o bom senso não admite; de conservar um modo de pensar que não pode senão parecer insensato e ilógico desde o ponto de vista da razão e da lógica, mas que desde um ponto de vista mais profundo poderia revelar-se superior á razão e transcender a lógica do pensamento conceitual... O artista deve poder contemplar o universo e cada uma de suas partes, não em um estado de diferenciação, de desintegração analítica, e sim mergulhado na unidade primeira do ser... (citado por Cortázar en Imagen de John Keats, Madrid, Santilllana, 1996, p. 110).

Nenhum comentário:

Postar um comentário