domingo, 4 de agosto de 2013

Grupo Bilderberg

 
Grupo Bilderberg.
(17 dejulhode 2013)
Já ouviu falar? Provavelmente não, pelo seu caráter semiclandestino.
Mas poucas organizações são tão influentes quanto o Bilderberg. O nome deriva do hotel em que o grupo se reuniu pela primeira vez, em meados dos anos 1950.
Hoje, se iniciou na Inglaterra mais um encontro do Bilderberg, num hotel de campo em Watford, a 30 quilômetros de Londres.
Um grupo de 138 homens poderosos de variadas partes do mundo vai discutir assuntos como a política externa americana, o futuro da África e a guerra civil na Síria.
Não há um só brasileiro entre os participantes da edição de 2013. Jamais houve, em todos esses anos. Isso pode ser um sinal de que o Brasil ainda tem muito a caminhar para ter, realmente, influência no mundo.
Basicamente, os integrantes do Bilberberg são representantes de grandes governos e grandes corporações. As reuniões são anuais, e o local varia. Mas o conteúdo dos encontros é sempre secreto, e a agenda trata da alta política internacional.
O grupo surgiu no rastro da Guerra Fria que opôs os Estados Unidos e a falecida União Soviética, depois da capitulação alemã.
Por trás da montagem da organização, havia uma preocupação com um possível surto de antiamericanismo no mundo que colocasse em risco os interesses dos Estados Unidos, primeiro, e do Ocidente, depois.
Um dos fundadores do Bilderberg, e ainda hoje ativo na militância, é o banqueiro David Rockfeller.
Todos os candidatos à presidência dos Estados Unidos são sabatinados pelo Bilderberg. Fiquemos nos últimos. Clinton? Foi. Bush? Foi. Obama? Foi. Na última reunião de 2012 Romney compareceu.
As reuniões costumam ser em maio ou junho, primavera no hemisfério norte. Em geral, em resorts em que os participantes possam também jogar golfe. Há um núcleo central e fixo, e é ele que define os convidados, de acordo com as circunstâncias.
Margaret Thatcher, por exemplo, foi convidada num encontro em meados dos anos 1970. Era conhecida apenas localmente, mas os comandantes do Bilderberg viram nela uma política extremamente promissora.
Acertaram, gostemos ou não.
Thatcher não falou nada no primeiro dia, e isso foi notado e cobrado. Espera-se que as pessoas falem.
Avisada, Thatcher falou no segundo dia, e virou instantaneamente objeto de admiração do grupo. Logo em seguida à reunião, ela foi convidada para conversas com gente poderosa nos Estados Unidos.
O resto é história.
Há um voto de silêncio no grupo. O conteúdo discutido é secreto. Todos os convidados se comprometem a não falar com jornalistas, embora magnatas da mídia sejam frequentes nos encontros.
Conrad Black, dono de uma rede internacional de jornais, está costumeiramente presente — mas em suas publicações jamais saiu nada sobre o Bilderberg.
Nos últimos anos, ativistas conseguiram descobrir com antecedência o local dos encontros e vem fazendo protestos vistosos contra o Bilderberg.
O motivo é o propósito do grupo de influenciar a política internacional sem delegação popular de qualquer caráter — e sempre na sombra.
O Bilderberg passou a ficar sob uma exposição inédita, talvez fatal para uma organização que floresceu no segredo. Algumas pessoas prevêem o fim do grupo.
Se isso acontecer, não haverá muitas razões para chorar
 
1º Dia
Quando nós, observadores, nos reunimos em um pub após o encontro no Centro de Convenções, em Watford, e conversamos sobre a situação, houve um consenso de que algo assim nunca acontecera antes. A polícia nos informou, e também aos moradores, quais seriam as medidas de segurança e que seu objetivo era respeitar os interesses das três partes. Os Bilderberger devem ter sua conferência, os moradores devem poder transitar com o mínimo de transtorno e os críticos poderiam levar avante seus protestos.

Não foi permitido fazer fotos da reunião
Nesta reunião estavam presentes os representantes do hotel "The Grove", onde os Bilderberger vão se reunir secretamente. Mais um Novum. Eles querem disponibilizar uma parte da área para os críticos e observadores. Naturalmente sabemos que isso não é porque os membros do clube Bilderberg tornaram-se humanos de repente, mas sim porque nós, da mídia alternativa, exercemos cada vez mais pressão e exigimos por transparência, o que eles respondem com essa aparente amistosidade. Que os Bilderberger vão para a ofensiva e já divulgam com antecedência de três dias a lista de participantes, é um claro sinal de que estão sob pressão.
Nós sabemos muito bem o que isto é aquela política do alisa e assopra. De um lado temos medidas de contingência jamais vistas e nós dificilmente poderemos nos aproximar deles. Por outro lado há esta falsa simpatia e prontidão em informar algo sobre si. Eu conversei com o chefe de polícia após o encontro e lhe fiz algumas perguntas, às quais ele respondeu que eles já planejam o evento há 18 meses. Esta é a antecedência com que os Bilderberger planejam seu local de reunião. Nós já supúnhamos algo assim, mas agora temos a confirmação. Frente à pergunta, se os Bilderberger viriam também de helicóptero, ele negou, eles vêm apenas de limusine.
Os moradores do entorno do hotel estão extremamente chateados, pois sua cidadezinha tornou-se de repente o epicentro da elite, da mídia e dos críticos. Acredita-se que no dia da chegada dos convidados, na quinta-feira, muitas equipes de filmagem da mídia mainstream estejam presentes. Mais uma "vitória" para nós, pois o objetivo de nossos artigos é abrir os olhos do público, que ali se encontram 140 gangsters globais e tomam decisões que atingem a todos nós. Só que não dá mais para ser assim, como até então, na surdina.
Na própria página do Clube Bilderberg, na internet, no total 140 participantes de 21 países da Europa e da América do Norte estarão presentes. O tema do encontro deve ser:
Os EUA e a Europa podem crescer e criar postos de trabalho rapidamente?
- Trabalho, reivindicações sociais e dívidas
- Como o Big Data muda tudo
- Nacionalismo e populismo
- Política externa norte-americana
- Desafios na África
- Guerra cibernética e disseminação de ameaças assimétricas
- As principais tendências da pesquisa médica
- Formação-Online: promessas e efeitos
- A política da União Européia
- Desenvolvimento do Oriente Médio
- Temas atuais
2º Dia
A partir de amanhã, o hotel "The Grove" será fechado hermeticamente. Por isso nós pensamos em aproveitar esta última oportunidade e tirar algumas fotos do local. Nós entramos no papel de hóspedes e reservamos uma mesa no restaurante para o almoço. Eu devo dizer, os Bilderberger escolheram o lugar mais chique.
Nós sentamos na sacada sob um esplêndido sol e saboreamos a refeição, simultaneamente pudemos observar a movimentação nos arredores. Após o almoço, nós fizemos um passeio pela área do hotel e observamos que um alambrado estava sendo montado em seu entorno. Como não vimos qualquer pessoa na cena do crime, fizemos algumas fotos exclusivas das medidas de segurança.
Vejam aqui mais Fotos – Dia 2.
A prefeita de Watford escreveu uma carta endereçada ao primeiro-ministro David Cameron, onde ela expressa sua preocupação sobre os efeitos das medidas de segurança por causa do encontro do Clube Bilderberg, e sobre o montante dos custos de todo a empreitada.
Dorothy Thornhill disse achar uma vergonha, que o contribuinte deva pagar pela segurança de um encontro privado, onde participam "algumas das pessoas mais ricas do mundo".
Na reunião com o chefe de polícia, na segunda-feira, foi informado que entrará em vigor uma zona de restrição aérea sobre o local do encontro. Ele até disse que se alguém enviar algum drohne, este será derrubado. Como isso será realizado, ele não revelou. Suficiente sobre as medidas de segurança aérea para resguardar o que está sendo discutido no hotel.
3º Dia
Hoje estão sendo instalado um alambrado junto à entrada principal e a partir de agora a entrada ao local do evento está controlada. Por toda parte pode-se ver a polícia vigiando as cercanias.
Vejam aqui as Fotos – Dia 3 e também algumas outras do Dia 2, ainda feitas no interior do hotel.
Ainda ontem fomos parados duas vezes na área externa do local do encontro, devido ao controle policial, para identificação. Embora segunda as leis britânicas tal ato não possa ser forçado, a menos que a pessoa tenha cometido um delito, nós não quisemos arranjar confusão. O interessante no episódio foi observar que os policiais portavam uma câmera fixada na altura do peito e gravaram todo o diálogo. Eles foram simpáticos e nós pudemos continuar com a sessão de fotos.
Eu conversei por telefone com a prefeita de Watford, Dorothy Thornhill, pedindo uma entrevista, mas ela recusou qualquer possibilidade de conversa com a mídia. Eu tive a impressão que ela tem medo de dizer algo. Eu queria ouvir sua opinião sobre o fato do Clube Bilderberg ter escolhido sua pequena cidade para o encontro deste ano e como as medias de segurança influenciam o cotidiano dos moradores. Feliz ela certamente não está.
Digno de observação foi o fato dela, como mais alta instância política do local, ter tido conhecimento há apenas algumas semanas de que os Bilderberger iriam se encontrar no "The Grove". O chefe da polícia nos contou na segunda-feira, que eles já sabiam há 18 meses o que aconteceria aqui. Também o pessoal do hotel nos disseram que eles sabiam há pelo menos 6 meses, mas foram impedidos de tocar no assunto.
Para todos que nos leem e estão em Watford, nosso ponto de encontro é o "The Kings Lodge", na "Bridge Road", onde estamos bebendo algo depois de nosso trabalho investigativo e estou escrevendo estas linhas.
4º Dia
Hoje, quinta-feira, é o dia da chegada dos membros do Clube Bilderberg e temos a oportunidade de fotografá-los no desembarque e chegada até o hotel. Um paddock separado foi criado para os ativistas e jornalistas, onde eles podiam se posicionar na entrada principal do hotel. Apenas ali é permitido tirar fotos das limusines e de seus ocupantes. Claramente uma gozação com os críticos e um tratamento destinado a ovelhas. Qualquer possibilidade de adentrar nas demais áreas públicas e calçadas está proibido. Embora tenha sido afirmado que os Bilderberger iriam mostrar transparência, não foi o caso aqui. Ao contrário, tal encarceramento, com tanta segurança e escassez de possibilidades para ver algo mais, segundo minha experiência de encontros anteriores, nunca acontecera.
Mas como já foi dito, nós já estivemos diversas vezes presentes, nossa experiência nos possibilita saber como e onde uma parte dos convidados irá chegar. Por exemplo, com jatos particulares. Uma parte da equipe foi para o aeroporto Luton que se localiza nas proximidades e nós pudemos observar como os participantes desembarcaram de seus aviões e entraram nos veículos, os quais se dirigiram então ao local do evento.
Veja as fotos e cobertura:

Nenhum comentário:

Postar um comentário