No
neoplatônico Plotino, a alma do mundo é a energia do intelecto. Plotino compara
o UNO (o princípio criador primeiro) com a LUZ em geral, o intelecto com o SOL e
a alma do mundo com a LUA. Outra comparação de Plotino é a do UNO com o PAI e do
intelecto com o FILHO. O UNO,chamado URANO, é transcendente. O FILHO, como
CRONOS, governa o mundo visível. A alma do mundo (chamada ZEUS) ,aparece como
que subordinada a ele. O UNO ou 'ousia' de toda existência é denominada
hipóstase por Plotino, assim como tbm as tres formas de emanação. Um ser em três
hipóstases. Como observa Drews, essa étambém a fórmula da trindade cristã:
DEUS-PAI, DEUS-FILHO e ESPÍRITO-SANTO, talcomo se estabeleceu nos concílios de
Nicéia e Constantinopla. E observaremos ainda que certas seitas
cristãs-primitivas atribuíam significação materna (alma do mundo, lua) ao
ESPÍRITO SANTO. Em Plotino, a alma do mundo tem tendência á existência dividida
e á divisibilidade, conditio sine qua non de toda mutação, criação e reprodução:
trata-se de um ''TODO INFINITO DA VIDA'' e que também é todo energia; éum
organismo vivente das idéias, que nele adquirem eficácia e realidade. O
intelecto é seu gerador, seu PAI; o que é contemplado NELE, é desenvolvido no
nível da sensibilidade. ''O que está unido no intelecto se desenvolve como LOGOS
na alma do mundo, a preenche com vida e a embriaga, por assim dizer, com seu
NÉCTAR''. O NÉCTAR, analogamente ao SOMA dos Vedas (a bebida da visão interna e
da imortalidade) também é uma bebida de fecundidade e
vida.
C.G.JUNG
Post
Scriptum
São
numerosas as tentativas tanto mitológicas como filosóficas que foram feitas ao
longo da história do pensamento humano para formular e fazer patente a força
criadora que o homem conhece como vivência
subjetiva...
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