segunda-feira, 9 de setembro de 2013

FORÇA CRIADORA

No neoplatônico Plotino, a alma do mundo é a energia do intelecto. Plotino compara o UNO (o princípio criador primeiro) com a LUZ em geral, o intelecto com o SOL e a alma do mundo com a LUA. Outra comparação de Plotino é a do UNO com o PAI e do intelecto com o FILHO. O UNO,chamado URANO, é transcendente. O FILHO, como CRONOS, governa o mundo visível. A alma do mundo (chamada ZEUS) ,aparece como que subordinada a ele. O UNO ou 'ousia' de toda existência é denominada hipóstase por Plotino, assim como tbm as tres formas de emanação. Um ser em três hipóstases. Como observa Drews, essa étambém a fórmula da trindade cristã: DEUS-PAI, DEUS-FILHO e ESPÍRITO-SANTO, talcomo se estabeleceu nos concílios de Nicéia e Constantinopla. E observaremos ainda que certas seitas cristãs-primitivas atribuíam significação materna (alma do mundo, lua) ao ESPÍRITO SANTO. Em Plotino, a alma do mundo tem tendência á existência dividida e á divisibilidade, conditio sine qua non de toda mutação, criação e reprodução: trata-se de um ''TODO INFINITO DA VIDA'' e que também é todo energia; éum organismo vivente das idéias, que nele adquirem eficácia e realidade. O intelecto é seu gerador, seu PAI; o que é contemplado NELE, é desenvolvido no nível da sensibilidade. ''O que está unido no intelecto se desenvolve como LOGOS na alma do mundo, a preenche com vida e a embriaga, por assim dizer, com seu NÉCTAR''. O NÉCTAR, analogamente ao SOMA dos Vedas (a bebida da visão interna e da imortalidade) também é uma bebida de fecundidade e vida.

 
C.G.JUNG
 
 
Post Scriptum
 
São numerosas as tentativas tanto mitológicas como filosóficas que foram feitas ao longo da história do pensamento humano  para formular e  fazer patente a força criadora que o homem conhece como vivência subjetiva...

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