terça-feira, 1 de outubro de 2013

Base do cavalo



Cantonês = Ma Pu (Postura do Cavaleiro)
Madarim = Ma Bu

Este passo representa um cavaleiro montando. É um passo muito utilizado nos estilos de Kung Fu do sul da China. No estilo Sheng Gen Tao tem um grande papel.
É muito importante, coloca-lo em prática.

Benefícios do Ma Bu

O Ma-Bu é uma das posições mais energéticas do Kung-Fu, pela face lateral interna da perna, ativa o meridiano tendio muscular dos rins (R), fígado (F) e baço (BP). Pela face lateral externa da perna ativa o meridiano tendio muscular da vesícula biliar (VB), estômago (E), e o da bexiga (B).
Os benefícios sao, por parte dos rins: fortalecer a função renal fortalece o sistema ósseo, os pelos e as unhas, sem contar a virilidade por meio de manutenção da energia sexual que esta fortemente ligada aos rins, e psicologicamente harmoniza os sentidos. Por parte do fígado fortalece a coagulação do sangue, fortalece os músculos e tendões, a bílis e a formação da energia Wei (Energia defensiva). Por tanto, nos ajuda no sistema superficial de defesa (imunidade), ao aumento dos glóbulos brancos e, a formação de plaquetas. O trajeto externo da vesícula biliar nos ajudará na função biliar e farão os músculos mais resistentes as adversidades climáticas. O trajeto da Bexiga nos ajuda a função de equilibrar, e a filtrar os líquidos impuros que descendem assim dos rins, mantendo a pureza do sangue (evitando transtornos como a acne e furunculose).
A função dos passos no solo esta ligada a luta marcial chinesa que também tem um importante papel no Qi Gong, marcial e curativo.

Métodos de treinamentos para a postura do cavalo

Inicialmente devemos levar em consideração que esta postura é com certeza a postura mais importante das artes marciais chinesas, pois desenvolve tudo o que já foi citado sobre ela e ajuda no desenvolvimento do "Limiar da Dor" e tambêm atua ajudando no desenvolvimento da disciplina mental correta, através da determinação do praticante em se manter na postura.
Não se deve nem é saudável manter um praticante por mais de vinte minutos em qualquer uma das posturas pois, a partir disso todo esforço que fizer ira apenas prejudicar seu próprio corpo, e como acredito que o objetivo de Ta Mo não era de forma alguma prejudicar os monges com as praticas do que ensinou a eles, os métodos empregados não devem se prolongar por demais.

Primeiro exemplo de pratica:

Fazer com que o praticante se mantenha na postura por um determinado tempo (tempo curto), para que possa sentir a postura, e para que possa através da dor avaliar o quanto os músculos das pernas estão atrofiados e mal preparados.

Explicação desta pratica:

As pernas possuem a maior quantidade de grupos musculares de todo corpo humano, vivemos toda a nossa vida sobre ela, andando e correndo, mas a verdade é que exploramos muito pouco do potencial das mesmas, mesmo andando diariamente e correndo todos os dias em prol de uma saúde "perfeita", claro que a corrida é um ótimo exercício aeróbico, e indispensável em qualquer pratica de atividade física, mas ela não desenvolve, pelo menos não a que a grande maioria das pessoas pratica, determinados grupos musculares nescessarios a pratica correta de uma arte marcial verdadeira.
Normalmente uma pessoa comum não consegue mais do que um ou dois minutos na postura correta, e quem esta ensinando deve frisar para a pessoa de que esta dor são seus músculos mal desenvolvidos e com pouca irrigação sanguinea,e que esta pratica, de se manter no avalo irá ajuda-lo tanto físicamente quanto técnicamente, pois quem não consegue ficar de pé não consegue lutar, Desafie e ou estimule a conseguir cinco minutos ininterruptos, dizendo que quando conseguir este mesmo sem saber haverá progredido muito em seu Wu Shu.

Segundo exemplo de pratica:

Para um desenvolvimento muscular acelerado, deve se utilizar uma técnica diferente e mais dinamica do que a precedente, aconcelhando ao praticantye intercalar series de agaixamento com a postura do cavalo (1 min), este método fará com que as pernas do praticante se tornem mais fortes, mas é importante que o mesmo tenha se alimentado corretamente e é muito aconcelhavel para pessoas que estão acima do peso, pois esta pratica supera em muito, tanto os métodos tradicionais de pratica do cavalo, quanto os métodos modernos da musculação.

Explicação desta pratica:

Intercalando series de exercicios dinamicos e aeróbicos com series de exercicios anairobicos obtemos melhores resultados, pois obtemos força e explosão, ajudando no desenvolvimento da resistencia, modelando as pernas e as deixando literalmente mais fortes e preparadas, estas praticas foram recomendadas pela primeira vez a fisiculturistas que as aprovam e praticam ao invés de praticarem somente o agaixamento convencional aplicado nas academias de musculação.

Método do equilibrista:

Este método é simples e bem tradicional dentro das artes marciais chinesas, que consiste básicamente em deixar o praticante na postura do cavalo e logo em sequencia, colocar objetos sobre seu corpo de forma com que se ele sair da postura um ou mais desses objetos caia, esta forma de treinamento é muito usada ou para testar o praticante ou como forma de castigo quando o mesmo ainda não tem preparo suficiente para se manter na postura, cada vez que o objeto (Bastão, copos com agua e etc...) cai o aluno dele retirar todos os outros objetos e pagar um determinado numero de flexões de braço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário