quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Há de acabar assim...

 
há de acabar assim...
 
Qualquer um que tente apagar um Sol com uma mangueira entupida de fundo de quintal, há de acabar assim...

É chegada aquela hora especial em que as pessoas devem levar muito a sério as suas opções, forjando o seu novo ser na busca da saúde, nos bons relacionamentos e nas práticas espirituais, pois qualquer leviandade maior pode cobrar um alto preço.

Com a presente matéria e as que seguem, esperamos sinceramente poder auxiliar as pessoas a discernirem melhor entre o joio e o trigo naquilo que lêem e estudam em meio a tudo que se oferece hoje, e o fazemos sabendo como o conhecimento é coisa sutil e demanda uma ampla dedicação para conhecer a fundo os seus meandros e intenções. De resto, esperamos acima de tudo é que nosso texto possa naturalmente falar por si só.

Uma grande-obra de alquimia literária é feita para inteligências tão sérias quanto as que se consagram à ciência da medicina. O antropólogo e o sociólogo têm direito a documentos igualmente exatos, a relatórios e generalizações igualmente sucintos, que raramente obtêm, considerando-se a complexidade do assunto em questão, e a idiotice das superstições correntes.

"Deveria o povo permanecer sujeito a uma regulamentação literária? Serão essas classes destituídas de valor, serão por demais vis as desventuras, serão os dramas catástrofes por demais mal apresentadas, os horrores por demais destituídos de nobreza? Agora que o romance se desenvolveu, agora que se tornou a grande forma literária (...) a investigação social, para análise e pesquisa psicológica, exigindo estudos e impondo a seu criador os encargos da ciência (...) buscando fatos (...) deve ou não o romancista escrever com a precisão e, por conseguinte, com a liberdade do sábio, do historiador, do físico?", nos interroga Ezra Pound.

A melhor crítica de qualquer obra, a meu ver a única crítica de qualquer obra de arte que tem valor permanente ou mesmo moderadamente duradouro, vem do escritor ou artista criativo que executa a tarefa seguinte num mesmo raio de criação; 'e não', nunca dos jovens cavalheiros e damas que elaboram generalidades em torno do autor, conclui Pound.

KALKI-MAITREYA

Um comentário: