quinta-feira, 6 de junho de 2013

AGNI YOGA (15)

 
Até na forma mais primitiva de feitiçaria durante as preces, conjurações e invocações, mãos fechadas á boca, trombetas e várias flautas foram usadas para CONDENSAR O SOM . Tais símbolos de tensão e de concentração podem ser observados em todos os ´seculos, tanto nas coisas pequenas, como nas grandes, até nas mais elevadas preces. O som de uma trombeta, de algum modo, intensifica o espaço, e os ritmos de percussão facilitam a concentração. Certamente, tais esforços primitivos não são necessários quando se está estabelecendo uma comunhão superior.
Assim os anacoretas de tempos idos, sugeriam imaginar a sua frente uma linha reta e segui-la indefinidamente, ao longo do qual o pensamento devia dirigir-se. Existem muitas imagens que ajudam na concentração. O pensamento não deve vagar como num labirinto, retidão e simplicidade são as pontes de maior êxito.
(...)
A energia psíquica abre o ouvido interno. O espaço não pode ser silencioso, ele está cheio de sons em vários níveis de percepção diferentes.
(...)
Todo domínio da energia psíquica deve ser investigado por métodos experimentais. As fontes da literatura antiga devem ser admitidas com a maior prudência. Muitas definições do passado foram compreendidas de maneira diferente das especulações científicas contemporâneas. Muito do tão chamado metafísico foi em seu tempo uma realidade absoluta e não especulativa.
Muitos filósofos deixaram atrás de si tão somente definições simbólicas. Ou eles conscientemente esconderam os termos reais ou usaram signos abreviados.
(...)
Pode-se observar o quanto as correntes cósmicas aumentam as reações dos diferentes órgãos. Pode-se perceber, de certo modo e em alguns casos, múltiplas formas de flutuações na audição e na vista, desconforto do plexo solar, tensão nos ligamentos e um intenso abrasamento dos centros. O microcosmo responde á tensão do macrocosmo, e apenas o SILÊNCIO INTERNO pode ajudar um homem á sobrepujar a tensão do espaço, pois ele nos conecta á correnteza da GRANDE PULSAÇÃO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário