sábado, 25 de maio de 2013

AGNI YOGA (12)

 
Da Índia, distante país da beleza, das conquistas espirituais e do grande pensamento, envio a vocês que estão reunidos em nome do grande trabalho e construção do futuro - saudações do coração! Eu os chamo ao auto-aperfeiçoamento e à conquista ilimitada.
O livro de novas descobertas e a luz da ousadia abrem-se diante da humanidade, e vocês já ouviram falar da aproximação da Nova Era. Cada época tem seu Chamado, e a força motriz do Novo Mundo será a força do pensamento. É por isso que pedimos a vocês que compreendam o grande significado do pensamento criativo, e o primeiro passo nesta direção será a abertura da consciência, a liberação de todos os preconceitos e de todas as tendências e conceitos forçados.
Olhemos toda a imensidão do céu estrelado. Em nossos pensamentos sobrevoamos todos os inúmeros mundos e profundezas ocultas do espaço infinito. O pensamento é infinito em sua essência, e somente nossa consciência tenta limitá-lo. Portanto, sem demora, iniciemos o próximo passo - a expansão da consciência.
A mais antiga sabedoria da Índia diz: «O pensamento é a fonte primária da criação do mundo». O Grande Buda mostrou o significado do pensamento que constrói nossa essência. Ele ensinou seus discípulos a expandirem suas consciências. Lao Tsé, Confúcio, Cristo, todos os Mestres do espírito e grandes pensadores ensinaram somente isto.
O grande Platão disse: «Os pensamentos regem o mundo». E os cientistas modernos, como por exemplo o Professor Compton, expressaram a probabilidade de uma força ativa, racional, em cada fenômeno da natureza, e da influência do pensamento sobre a matéria. Ele conclui com as seguintes notáveis palavras: «Possivelmente, os pensamentos dos homens são os fatores mais importantes do mundo».
Com tal ampla compreensão, tomemos conhecimento da história do desenvolvimento do pensamento. Deixando de lado todos os preconceitos de lugar, tempo e nacionalidade, nós, como as abelhas, recolheremos o precioso mel do pensamento humano criativo!
Depois de colocar na base as conquistas poderosas daqueles grandes criadores que moldaram nossa consciência, comecemos o terceiro passo - o desenvolvimento do nosso próprio pensamento, nossa própria criatividade; e das novas combinações obteremos centelhas do fogo do pensamento, esta coroa do Universo.
Lembramos que um ser pensante nunca está só, porque seu pensimento é seu maior ímã e traz respostas semelhantes do espaço. Portanto, se quisermos obter uma bela resposta, devemos enviar ao espaço vibrante nossos pensamentos aspirados e saturados com o fogo puro do coraçao; só o pensamento espiritualizado pela aspiração, nutrido pelo coraçao, pode criar e atrair como um ímã poderoso. Um pensamento sem aspiração e qualidade flamejante é estéril.
Assim, esforcemo-nos pelo conhecimento, por pensamentos amplos, e em nossa aspiração, ousemos, pois somente o pensamento ousado molda novos caminhos.
Vocês que se aproximaram da arte e da criação, deveiriam capacitar-se a utilizar seus dons como uma condensação de suas forças; porque o som e a cor, o pensamento e o ritmo são as bases do Universo e da nossa existência. O som e a cor, o conhecimento e a criação são o cálice de Amrita, o cálice da Imortalidade!
A criação eterna e contínua da Vida Universal nos rodeia, e nós, sendo parte desta grande criação, deveríamos criar em cada momento de nossa vida - criar pelo pensamento, pela palavra, pela ação.
Meus caros(as), encham o tesouro de seus espíritos. Absorvam todos os sons, todas as cores, todos os ritmos da inesgotável fonte do espaço. Estas vibrações sutilissimas, conscientemente absorvidas, refinarão a sua receptividade e o seu pensamento.
O refinamento da receptividade mental dará a vocês a possibilidade de penetrar os Santuários do Espaço, e abrirá o caminho alegre da conquista, além de uma ascensão contínua, infinita.
Meus caros(as)s, trabalhem com toda a tensão de suas forças porque só alcançando o limite de sua tensão, novas possibilidades virão até vocês. As leis são as mesmas em tudo. Sabemos que as energias novas nascem dos maiores esforços. Portanto, somente o crescimento da atividade aumentada e uma força intensificada trarão a conquista da beleza.
E eu peço a vocês, não temam as dificuldades. Estejam prontos para ultrapassar todos os obstáculos, pois a superação de cada um deles fortalecerá vocês, além de levá-los à futura vitória. Tentem amar as difícultades e digam: «Abençoados sejam os obstáculos, pois é através deles que crescemos». Corajosamente, animados pela aspiração, compreendendo a majestade da perfeição infinita da vida criativa, aspirem ao chamado do Infinito - Infinito de vidas, Infinito de conquistas, Infinito de conhecimento, Infinito de construção e Infinito de beleza!
Meus caros(as), atendam ao Chamado do Infinito Criativo!
 
Helena Roerich

7 comentários:

  1. O Grande Buda mostrou o significado do pensamento que constrói nossa essência. Ele ensinou seus discípulos a expandirem suas consciências. Lao Tsé, Confúcio, Cristo, todos os Mestres do espírito e grandes pensadores ensinaram somente isto.

    ResponderExcluir
  2. O Grande Buda mostrou o significado do pensamento que constrói nossa essência. Ele ensinou seus discípulos a expandirem suas consciências. Lao Tsé, Confúcio, Cristo, todos os Mestres do espírito e grandes pensadores ensinaram somente isto.

    ResponderExcluir
  3. O Grande Buda mostrou o significado do pensamento que constrói nossa essência. Ele ensinou seus discípulos a expandirem suas consciências. Lao Tsé, Confúcio, Cristo, todos os Mestres do espírito e grandes pensadores ensinaram somente isto.

    ResponderExcluir
  4. O Grande Buda mostrou o significado do pensamento que constrói nossa essência. Ele ensinou seus discípulos a expandirem suas consciências. Lao Tsé, Confúcio, Cristo, todos os Mestres do espírito e grandes pensadores ensinaram somente isto.

    ResponderExcluir
  5. O Grande Buda mostrou o significado do pensamento que constrói nossa essência. Ele ensinou seus discípulos a expandirem suas consciências. Lao Tsé, Confúcio, Cristo, todos os Mestres do espírito e grandes pensadores ensinaram somente isto.

    ResponderExcluir
  6. O Grande Buda mostrou o significado do pensamento que constrói nossa essência. Ele ensinou seus discípulos a expandirem suas consciências. Lao Tsé, Confúcio, Cristo, todos os Mestres do espírito e grandes pensadores ensinaram somente isto.
    ResponderExcluir

    ResponderExcluir
  7. O Grande Buda mostrou o significado do pensamento que constrói nossa essência. Ele ensinou seus discípulos a expandirem suas consciências. Lao Tsé, Confúcio, Cristo, todos os Mestres do espírito e grandes pensadores ensinaram somente isto.
    ResponderExcluir

    ResponderExcluir