segunda-feira, 27 de maio de 2013

AGNI YOGA (13)





Exercitar a energia é sempre muito útil, pois cada teste desperta nela uma nova qualidade. É ESPECIALMENTE NECESSÁRIO TER ISSO EM MENTE. Já falei acerca da fadiga e indisposição durante o processo de acumulação de energia. Porém, da possibilidade de cansaço decorrente não se deve depreender que os experimentos de redistribuição energética sejam indesejáveis, pois é questão de prática aprender a exercitar a energia num alto nível sem ficar esgotado.Nossa energia também necessita ser exercitada como tudo na vida. Praticando de forma racional os experimentos de acumulação e redistribuição energética, o cansaço diminui. Cada acumulo de energia deve ser testado em ação.. pois ela deve fluir através do praticante. Até mesmo os músculos devem ser devidamente exercitados, de modo que as pessoas devem permanentemente estar exercitando as energias adormecidas dentro delas. Deves compreender tal despertar como o dever mais alto de um ser humano perante os mundos superiores. São muitos os motivos pelos quais as energias podem permanecer em estado sonolento. Elas podem ser enumeradas começando pelos efeitos cármicos, mas usualmente a consciência das pessoas permanece embotada e atrofiada ao longo de toda vidapor uma simples questão de indolência. Tal qualidade é chamada de leito macio do MAL. As melhores possibilidades não são realizadas na vida quando o olhar está pesadocom o véu da preguiça. Não há necessidade de arranjar desculpas quando o corpo e o espírito curvam-se pela indolência.


Já foi dito que a preguiça é pior do que os erros.
(...)
Á indolência se aderem a DÚVIDA e a AUTO-PIEDADE. Nenhuma energia entra em açãodiante de impedimentos tão venenosos. A dúvida tudo corrói. A auto-´piedade enfraquece até os mais fortes de espírito. Tal introdução aos mistérios deveser dada como um alerta aos que desejam por em ação a energia psíquica dentro de si.
(...)
Todas as experiências com a energia psíquica ajudam a disciplina. É necessário reconhecer a DISCIPLINA como RITMO SALUTAR de interação com o UNIVERSO.
(...)
Um experimento de acumulaçãoou redistribuição energética que já tenha começado pode ser interrompido . Qualquer compulsão sobre a energia é contrária á NATUREZA. Recordemos experimentos com fotografias. Se a primeira foto não ficou boa, a consciência indisciplinada se desaponta. Mas onde há desapontamento, nenhum experimento é possível . Muitas condições podem interferir com as primeiras tentativas. A pusilanimidade sugerirá que não se deve prosseguir com as investigações e experimentos. O medo de parecer ridículo pode arruinar as observações mais úteis.
Post Scriptum
O melhor serviço que podem prestar áqueles que adentram a filosofia experimental, não consiste em ensinar-lhes o procedimento e o resultado, e sim em transmitir-lhes esse espírito de adivinhação mediante o qual podem suspeitar, por assim dizer, procedimentos desconhecidos, experimentos novos e resultados surpreendentes

Denis Diderot, Pensamientos sobre la interpretación de la naturaleza
Post Scriptum
Esse espírito de sair da ZONA DE CONFORTO e buscar o que todos evitam e aprender a sentir-se cômodo em atividades ou situações onde a pessoa comum nem sonha em meter o nariz. Se pode chegar á conclusão de que nós seres humanos renunciamos á nossa indepenência energética ao nos unir á um rebanho com o fim de evitar certas coisas. Passamos a vida inteira nos esforçando para agradar as opiniões de um rebanho. Quando alguém, VOLUNTARIAMENTE, se expõe á essas coisas que o rebanho evita e procura suprimir o comodismo, as opiniões do rebanho são postas em xeque mate e a independencia energética já não parece impossível. É simples, basta olhar de forma autonoma e independente para as coisas que o rebanho nos condicionou a odiar e temer. Se fazemos isso e logramos sustentar uma certa constância e firmeza de nossa consciência nessa condição humana superior, ALGO VAI ACONTECER.

Um comentário:

  1. O TEMPO SE CUMPRIU:

    http://kalkmaitreya.blogspot.com.br/2013/05/o-tempo-se-cumpriu.html

    ResponderExcluir