El rol de un escritor
no es decir lo que todos podemos decir, sino lo que no somos capaces de decir
Antes de mais nada, é
necessário assinalar a premissa de que os elementos irracionais que, exagerados
até a invasão total, constituem o surrealismo que poderíamos chamar típico se
dá em formas subjacentes em quase todas as obras de arte e, em atitudes
expressas e importantes, nos modelos animistas tais como as plásticas orientais
e proto-históricas, os retablos do romantismo e do gótico, etc., isto é, quando
o sentimento metafísico invade a concepção do universo, mas com uma paixão e
uma qualidade de dimensões psíquicas que exigem a interpretação chamada
controversial.
A distinção
estabelece um horizonte novo, o pensamento deve orientar-se para uma dissolução
entre sujeito e cosmos da qual ambos ressurjam cada vez modificados. A mediação
entre este mundo e o outro é um acontecimento instantâneo, o pensamento se
funda a cada vez que é pensado, sua possibilidade de fulgurar como único é
irrepetível e impossível de aplicar e transladar.
Tais os mecanismos
sempre implícitos em toda criatura que se propõe a ensaiar o próprio pensamento
diretamente na frigideira social. E só: sem se esconder por trás da aceitação de rebanho ou escudo nenhum.
Com respeito a esse
horizonte, o pensamento corre ainda o risco de cair enganchado na malha de
conhecimentos herdados e recodificações mentirosas e mal-intencionadas que
anulam o inefável e o distintivo que porta cada ser humano. Risco de que o
pensamento não seja mais que um reflexo obediente dos sistemas de crenças das
sociedades em que se constitui. Este modo de proceder del hombre lo aliena de
su condición de tal, lo homogeniza y sólo permite la repetición de esa doxa que
pasa a través de seres indiferentes y mudos. Quienes reducen el pensar a esta
mera actividad acumulativa y repetitiva:
...transcurrirán de
la cuna a la tumba amordazados por convenciones políticas, éticas, estéticas,
etcétera, casi muy inconvenientes, muy a menudo opuestas a la especial energía
que es su persona. (MURENA;1971:10)
' O problema será então o de manter uma
direcção geral sem se apoiar em nenhuma forma dada ou transmitida, incluindo as
do passado, que são autenticamente tradicionais mas que pertencem já à
História. A continuidade não poderá ser mantida senão num plano por assim dizer
existencial, ou, mais precisamente, ígneo (fogo de manas: INTELECTO) ou sob a
forma de uma expansão de consciência ou ruptura de nível ininterrupta, que vai
descrevendo enormes círculos de fogo cósmico silencioso em volta de cada
pensamento.
É necessário um
" MANDATO CONTROVERSIAL ( en esencia identico ao de ARTAUD, mas SOLAR)
para quebrar essa fixação: é quando o sentimento metafísico invade a concepção
do universo, mas com uma paixão e uma qualidade de dimensões psíquicas que
exigem a interpretação chamada controversial .No começo, este mandato é
exercido de forma quase totalmente telepática, por questão de segurança física
e psicológica do ENVIADO; ele lhe dá o mesmo direito á linguagem religiosa ou a
formulação teológica: ''um certo direito ao excessivo, inclusive ao absurdo,
simbólico e descodificante' (Schuon.OP.CIT.p.47) Sobram em Ionesco o uso de
koans zen -análogos ás perguntas ininteligíveis, umas mais herméticas outras
mais paradoxais mas todas finalmente ininteligíveis para efeitos quânticos do
pensamento, outras da Maçonaría até o século XVIII:"...fórmulas por sua
vez insensatas e explosivas , destinadas a implodir a correnteza de hábitos
mentais ou diálogo interno ininterrupto, que impede a Visão
Real"(Schuon.OP.CIT.p.47)
Há a necessidade de
um " mandato " controversial ( en esencia identico ao de ARTAUD, mas
TOTALMENTE SOLAR)
Vamos a abofetear a
Ulises(:)
Campbell vê na figura
arquetípica do herói, aquele que conseguiu vencer suas
limitações
históricas, pessoais e locais e alcançar formas válidas e humanas. Essas
pessoas têm visões e
inspirações vindas das fontes primárias da vida e do pensamento
humano; os heróis
falam da fonte inesgotável por meio da qual a sociedade renasce e
não da sociedade e
psique atuais, as quais se encontram em estado de desintegração.
(...)
¿Es Ud. geometra?
AMADEO O...ACTO III (Ya veremos que esta pregunta junto a otras formulas
rituales masonicas como "No se leer...escribir"-EL REY SE
MUERE...p.41-"...deletreando B-e..."-p-42- o simbolicas como
"LOS ARQUITECTOS HABIAN CONSTRUIDO UN TEMPLO SOBRE LAS OLAS" -
-, mas la declaracion
de Ionesco:"Soy un modesto artesano, una especie de ALBAÑIL..."
(...)
Post Scriptum:.
Na
teosofia, Manas (da raiz do sânscrito, man, pensar), é o reflexo do 5º
princípio na constituição setenária do Homem e é de natureza dual. Manas
na sua essência mais elevada (Manas superior) é o "pensador" em nós,
nossa verdadeira e divina mente, o Ego humano (não confundir com o ego
definido pela psicologia). Manas inferior é definido como corpo mental
que tem a tendência de se aliar ao desejo (Kama). Manas tem a função de
unir a parte animal (quaternário inferior, formado por Kâma Rupa, Prâna,
Linga Sharira e Sthula Sharira) à Atman-Budhi - a parte espiritual.
Manas é dividido em Manas superior e Manas inferior, unidos pelo Antahkarana.
De acordo com os escritos rosacrucianos de Max Heindel [1], a mente é a ultima aquisição do espírito humano e está associado à Região do Pensamento Concreto (inferior) do Mundo do Pensamento (Plano mental [2] na teosofia); enquanto que na Região do Pensamento Abstracto (superior) se localiza o 3º aspecto do tríplice Ego (Espírito, Eu Superior ou Centelha Divina), designado por Espírito Humano. A mente não é ainda um corpo organizado e na maior parte dos indivíduos é uma espécie de nuvem disposta na região da cabeça. A mente funciona como o link ou focus entre o tríplice espírito e o tríplice corpo [3], mas como uma reflexão invertida [4]. Heindel refere que para o clarividente treinado parece haver um espaço vazio no centro da testa imediatamente a seguir e entre as sobrancelhas; esse espaço parece como a parte azul de uma chama de gás, mas nem o mais dotado clarividente pode penetrar nesse véu, também designado por "O Véu de Isís".http://pt.wikipedia.org/wiki/Manas
Manas é dividido em Manas superior e Manas inferior, unidos pelo Antahkarana.
De acordo com os escritos rosacrucianos de Max Heindel [1], a mente é a ultima aquisição do espírito humano e está associado à Região do Pensamento Concreto (inferior) do Mundo do Pensamento (Plano mental [2] na teosofia); enquanto que na Região do Pensamento Abstracto (superior) se localiza o 3º aspecto do tríplice Ego (Espírito, Eu Superior ou Centelha Divina), designado por Espírito Humano. A mente não é ainda um corpo organizado e na maior parte dos indivíduos é uma espécie de nuvem disposta na região da cabeça. A mente funciona como o link ou focus entre o tríplice espírito e o tríplice corpo [3], mas como uma reflexão invertida [4]. Heindel refere que para o clarividente treinado parece haver um espaço vazio no centro da testa imediatamente a seguir e entre as sobrancelhas; esse espaço parece como a parte azul de uma chama de gás, mas nem o mais dotado clarividente pode penetrar nesse véu, também designado por "O Véu de Isís".http://pt.wikipedia.org/wiki/Manas
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